%name% foi criada na Holanda, em 1932, pelo seu fundador Adrian van Well. A marca foi batizada como DESPAR, com acrónimos do slogan “Door Eendrachtig Samenwerken Profiteren Allen Regelmatig” que significa “Todos beneficiarão de uma forte cooperação”. Uma frase forte para o negócio que estava apenas a começar.
Ali nasceu uma grande cadeia de Supermercados com o objetivo de assegurar a cooperação entre retalhistas e grossistas independentes. Esta foi a ideia em resposta ao crescimento de cadeias de supermercado na Europa. Adrian van Well escolheu a árvore do abeto, que significa SPAR em holândes, como símbolo do seu negócio, e até hoje é o logo da empresa.
%name% teve um crescimento espetacular nos países onde está presente e outros países sempre demonstram interesse em receber a marca. Esta é a prova máxima da importância do modelo de negócios da %name% no segmento do retalho.
Com o slogan “o seu vizinho preferido”, %name% busca estar sempre próximo dos seus clientes, através de bons preços, qualidade e eficiência. Em 2024, a %name% supermercados apresenta mais de 100 lojas, de Norte a Sul de Portugal. A cadeia de retalho alimentar, que tem mais de 12 mil lojas em todo o mundo, está em plena expansão em Portugal e quer expandir mais no país. Os supermercados %name% estão presentes em Albufeira, Leiria, Porto, Quarteira, Viseu e Portimão.
A oferta de uma gama variada de produtos faz do %name% supermercados uma cadeia competitiva para grandes nomes presentes no mercado português, como Aldi, Amanhecer, Apolónia, Auchan, Continente, Coviran, E.Leclerc, Intermarché, Lidl e Makro. E o desejo de expansão da marca pode trazer melhores preços.